Projeto 2/2018 - Como utilizar o Multiuser no Packet Tracer

Nesse tutorial é apresentado um exemplo de conexão entre computadores com o simulador Packet Tracer.

Primeiramente, os computadores devem estar conectados na mesma rede local e deve-se conhecer alguns parâmetros de rede para conexão. Nesse cenário temos os computadores rodando o packet tracer com os seguintes endereços IPv4:

- CDP: 192.168.1.222/24
- ADM: 192.168.1.100/24
- LAB: end. 192.168.1.101/24

COMPUTADOR CPD

No computador CPD vamos fornecer acesso aos demais computadores conforme o diagrama abaixo. Um switch vai entregar dois links em VLANs separadas (10 para dados e 20 para VoIP).
A nuvem deve ser selecionada no menu abaixo no Packet Tracer (Multiuser Connection) e deve ser configurada conforme abaixo como conexão de entrada (incoming) e com uma senha. Esse procedimento foi realizado para as duas conexões (ADM e LAB).


Se colocar o cursor do mouse em cima da nuvem é possível visualizar o IP conforme figura abaixo:


COMPUTADOR ADM

No Computador ADM é inserida uma nuvem multiuser para receber o link do CPD e um switch para distribuir a rede de dados. O link VoIP será ligado ao roteador 2811.


Um nuvem multiuser deve ser criada para receber o link do CPD conforme abaixo com o endereço IP do computador CPD e com o nome (ADM) e senha conforme apresentada na figura abaixo.


Ao clicar em Connect uma mensagem é mostrada no computador do CPD. Ao clicar nos cabos de rede é mostrado os links fornecidos pelo CPD, conforme figura abaixo.

Após a conexão os links entre os switches ficam ativos e o link com o roteador 2811 fica desativo pois é necessário habilitar a interface do 2811. Na figura abaixo é apresentada a situação do Packet Tracer nos dois computadores.


Esse mesmo procedimento do computador ADM deve ser repetido para o computador LAB.

Comentários